Tarefa: PM Avaliar o desempenho do projeto
Avaliar o desempenho do projeto com respeito ao plano do projeto
Disciplinas: 3 Atividade Avaliação e Controle do Projeto
Relacionamentos
FunçõesExecutor Primário: Executores Adicionais:
EntradasObrigatório:
    Opcional:
    • Nenhum
    Saídas
      Descrição Principal

      A medida que o projeto avança, é necessário garantir que os planos estão sendo seguidos e os resultados desejados estão sendo alcançados. Assim, é realizada a comparação entre:

      • Tarefas realizadas versus planejadas;
      • Resultados realizados versus objetivos do projeto estabelecidos;
      • Alocação de recursos realizada versus planejada;
      • Custo real versus estimativas do orçamento;
      • Momento real versus cronograma planejado;
      • Riscos reais versus identificados previamente.
      Etapas
      Passo 1: Avaliar o desempenho do cronograma
      Avaliar o cronograma real com relação ao cronograma planejado no plano do projeto.
      Passo 2: Avaliar o esforço de trabalho
      Avaliar o esforço de trabalho atual em comparação ao planejado no plano do projeto.
      Passo 3: Avaliar os gastos
      Avaliar os gastos atuais com relação ao planejado no plano do projeto.
      Passo 4: Identificar causas de problemas

      Identificação de possíveis causas de atrasos e desvios, após confirmar que existe um problema, você tem que compreender o que causou o problema antes de trazer o seu projeto de volta ao planejado. Verificar as seguintes condições que podem causar atrasos ao cronograma:

      • A atividade requer mais esforço de trabalho que o planejado;
      • As pessoas estão ampliando o escopo da atividade sem as revisões e aprovações necessárias;
      • A atividade requer passos que você não identificou em seu plano;
      • As pessoas trabalhando na atividade têm menos experiência com atividades semelhantes que o esperado;

      As seguintes situações podem resultar em pessoas cobrando mais ou menos tempo para realizar atividades:

      • A pessoa é mais ou menos produtiva do que o assumido quando foi desenvolvido o plano;
      • Foi alocado tempo insuficiente para se familiarizar com a atividade antes de começar a desenvolve-la;
      • A pessoa é mais ou menos eficiente do que o considerado;
      • A atividade requer mais ou menos trabalho do que o esperado.

      Pode-se gastar mais ou menos dinheiro nas atividades do projeto pelas seguintes razões: 

      • As faturas de bens ou serviços são recebidas após o tempo planejado, de modo que são pagas mais tarde do que o previsto;
      • Realizados pagamentos antecipados para determinados itens para receber descontos especiais;
      • Não são necessários determinados bens ou serviços que foram orçamentados no plano;
      • São necessários determinados bens ou serviços que não foram orçamentados para o plano.
      Passo 5: Identificar ações corretivas

      Quando o desempenho do projeto desvia do plano, primeiro tente trazer o projeto de volta de acordo com o plano já existente. Em seguida, se necessário, investigue a opção para alterar formalmente alguns aspectos no plano existente para criar um novo plano. Considere as seguintes abordagens para trazer um projeto de volta na linha com o plano existente:

      • Se a variação resulta em uma ocorrência única, ver se ele vai desaparecer por conta própria. Não mude imediatamente o seu plano para realocar tempo que sobrou em alguma aitividade por exemplo, pois provavelmente, você vai acabar gastando a mais em alguma atividade futura, e os gastos se equilibram mutuamente.
      • Se a variância sugere uma situação que levará a variações semelhantes no futuro, pense em mudar o seu plano para evitar que futuras variações ocorram. Por exemplo se um membro da equipe requer o dobro do esforço estipulado para terminar sua tarefa por ser menos experiente, reveja o plano para que aumente o esforço de trabalho disponível sobre essas atribuições.
         
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